Realizei na sala do 3° ano na aula de ciências, após trabalhar as características dos animais o jogo de cartas, parecido com o "super trunfo".
Organização da sala
- Duplas
Capacidade a serem trabalhadas
- Perceber características pertinentes a cada animal e espécie.
Material
-20 cartas
Regras:
1 - Baralho dos animais.
2 - Embaralhe bem o baralho
3 - Em seguida, divida as cartas igualmente entre os jogadores. Cada um deverá formar um monte e coloca-lo na sua frente, com as cartas viradas para baixo
4 - Por sorteio (par ou ímpar) decidem-se quem será o primeiro a jogar.
5 - O jogador sorteado pega uma carta do seu monte, lê as informações sobre o animal e retira uma característica do baralhinho coletivo com a característica a ser considerada. Ganha a carta do outro daquele que tiver a característica do animal que se sobrepõe à do outro. Por exemplo: se ele pega a carta da baleia-azul, e for "peso" já ganhou, pois não há animal mais pesado do que ela.
6 - Em seguida, o outro jogador deverá mostrar a carta que pegou e comparar quem tem o número maior, de acordo com a informação sorteada. Quem tiver a carta com o maior número fica com a carta do outro jogador. Se houver empate, retira-se outra carta do baralho coletivo. Ganha o jogo quem fica com a maior quantidade de cartas.
Alunos do 3° ano jogando...
Segue a seguir o jogo é só imprimir colar no papel cartão e recortar, o baralho é um para cada dupla.
http://valdireneblucato.blogspot.com.br/2012/08/usando-o-mesmo-baralho-batalha-dos.html
Gostei muito dos jogos.Parabéns! Obrigada,pelo apoio aos professores. Trabalhar com jogos é muito importante para nossos alunos.
ResponderExcluir